Get Adobe Flash player

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Linux fedora download

Depois de diversos atrasos devido a correções não programadas, a versão final do Fedora 17 finalmente foi liberada para a comunidade. A distro traz diversas alterações, principalmente no que diz respeito ao sistema de arquivo ext4 e ao gerenciamento de impressão.
O Fedora 17 suporta os dois ambientes gráficos mais utilizados no Linux: Gnome e KDE. No link acima é possível fazer o download da imagem ISO com o Gnome como visual-padrão. Para baixar a versão com o KDE, clique no botão abaixo.

Na página oficial da distribuição também é possível baixar o Fedora baseado no LXDE e no Xfce, além das versões de 64 bits. Acesse e confira!

O que vem de novo

O Fedora 17 traz dezenas de melhorias, mas algumas merecem destaque especial. Para começar, o sistema de impressão do sistema foi reformulado e agora permite a visualização de várias opções, inclusive o nível de tinta dos cartuchos do dispositivo. A tarefa de impressão em si também está mais rápida, e o gerenciamento da fila, mais eficiente.
GNOME 3 sem aceleração 3D
Além disso, o Fedora agora possui suporta para sistemas de arquivos ext4 com mais de 16 TB de capacidade. Uma bela novidade para quem gosta de utilizar esse sistema nas partições do Linux.
O suporte a tablets e demais dispositivos do gênero também melhorado. O sistema operacional reconhece mais aparelhos automaticamente e permite maior interação com os dispositivos móveis.
SysV, o gerenciador-padrão de serviços e sistema do Fedora, foi totalmente substituído pelo systemd. A ideia é melhorar a capacidade de processamento paralelo do sistema.
No que diz respeito às aplicações, a lista de novidades não é muito grande. Confira abaixo.
  • GIMP 2.8
  • GNOME 3.4
  • KDE 4.8
  • PHP 5.4

Como tudo começou

O Projeto Fedora foi criado em 2003, logo após o anúncio feito pela Red Hat sobre a descontinuação de um de seus sistemas mais famosos, o Red Hat Linux. Desde então, o desenvolvimento da distro foi continuado pelo projeto, que conta com voluntários espalhados pelo mundo todo e apoio da própria Red Hat.
GNOME 3 no Fedora 14 Beta
Uma das maiores vantagens no uso do Fedora é que ele é um software livre e gratuito. Isso significa que você pode utilizá-lo, repassar para outros usuários e até mesmo auxiliar a equipe de desenvolvimento a melhorar o sistema, com sugestões, testando em busca de bugs e com a criação e adaptação de novas funções, por exemplo.

Softwares

Ao instalar o Fedora, você conta com o que há de melhor no mundo de softwares para se conectar com o mundo, trabalhar, estudar, jogar e o que mais for possível se fazer em frente a um computador. Dos aplicativos instalados no Fedora, destacam-se:
Mozilla Firefox
Nautilus
Brasero
Transmission
Empathy
Evolution
Totem
Rhythmbox
Shotwell
GIMP
Inkscape
MyPaint
PiTiVi
Audacity

Jogos

Alien Arena, um dos destaques do Fedora 15
Quem disse que o Linux não tem jogos? Se depender do Fedora 16, diversão é o que não faltará para os usuários. São pelo menos nove games que vão desde tiros em primeira pessoa (FPS) até corridas de kart disputadas por Tux e sua turma.  Os títulos Alien Arena, Colossus Arena, F.L.A.W., Freeciv, FreeCol, FreeDink, gbrainy, supertuxkart e zaz, lançado para a versão anterior da distro, funcionam sem problemas no novo ambiente.

Postar um comentário